Durante 10 a  ÉTER colaborou com a ONG ÚNICA na capacitação de escolas em países em desenvolvimento através da angariação de doações junto das escolas.

ÉTER e ONGD ÚNICA

Nasce em 2014 a parceria entre a ÉTER e a ONGD ÚNICA – Mixing Cultures. O Projeto de Educação para o Desenvolvimento cria parcerias e pontes entre pessoas e instituições de Portugal e Guiné Bissau, contribuindo para o apoio humanitário em jardins de infância na Guiné Bissau e para a sensibilização de jovens portugueses para as problemáticas dos países em vias de desenvolvimento. A ÚNICA tem uma relação de protocolo com 10 jardins de infância de Bissau, abrangendo um universo de 1000 crianças.
Ações realizadas:
– campanha de angariação de paracetamol junto de escolas do ensino secundário de Portugal; entregue no Serviço de Emergência da Única, em Bissau;
– campanha de angariação de materiais escolares, livros didáticos, brinquedos e roupas para distribuição nos Jardins de Infância; entrega dos materiais oferecidos por cerca de 40 escolas portuguesas aos 10 jardins de infância guineenses;
– exposição temática e instalação multimédia gratuita para visitantes do espetáculo “Memorial – exposição temática e instalação multimédia gratuita para visitantes do espetáculo “Memorial do Convento”, de José Saramago, no Palácio Nacional de Mafra, que contou com milhares de espectadores de norte a sul do país – ação de sensibilização dos jovens para a realidade de países em vias de desenvolvimento;

Missão ÚNICA – NO NA VIVI – 2016

Apadrinhamento de crianças

O apadrinhamento de crianças extremamente carenciadas é uma campanha com o objetivo de garantir o pagamento da próxima anuidade escolar de crianças em vias de exclusão. O valor de 70 € cobre despesas com mensalidades, materiais escolares e alimentação básica durante um ano escolar na vida de uma criança.
São 100 as crianças referenciadas pelos diretores dos jardins de infância que não continuarão a frequentar a escola. São estas 100 crianças que a ÚNICA quer apoiar para que continuem na escola no próximo ano letivo.

A ÉTER participou nesta campanha, que lançou às escolas secundárias portuguesas: uma escola que viesse assistir ao espetáculo e recolhesse o valor de 70 euros entre alunos e professores seria uma Madrinha ÚNICA.