TEATRO | THEATER QUINTA DA REGALEIRA (Casa do Gerador)
24 e 25 SETEMBRO | 01 e 02 OUTUBRO 2022
14h | 14h30 | 15h e / and 16h | 16h30 | 17h
Três espetáculos de 20 minutos, três partes de 1 espetáculo completo |
Three 20-minute shows, three parts of 1 complete show
Entrada livre para munícipes e visitantes da Quinta da Regaleira | Free for visitors
Legendado em Inglês | English subtitles
A Relíquia, romance de Eça de Queirós, publicado em 1887, escandaliza os espíritos religiosos e bem pensantes da sociedade burguesa do seu tempo, conformista e devota, pela ousadia de pôr em dúvida a divindade de Cristo. Teodorico Raposo, o Raposão, jovem burguês ocioso, tudo faz para herdar a imensa fortuna de D. Patrocínio das Neves, a Titi. Vigiado por esta tia ressequida e beata, que impede a vida amorosa do sobrinho, Teodorico empreende uma viagem a Jerusalém para cumprir o desejo da sua Titi, trazer-lhe uma relíquia que a curará de todos os males. Teodorico atribui, assim, à igreja, a responsabilidade de ser obrigado a ter uma vida dupla, tornando-se velhaco e hipócrita e usando a religião apenas como meio de ganhar as riquezas da tia Patrocínio.
The Relic, a novel by Eça de Queirós, published in 1887, scandalised the religious and right-thinking minds of the conformist and devout bourgeois society of his time by daring to cast doubt on the divinity of Christ. Teodorico Raposo, known as Raposão (Big Fox), an idle young bourgeois, does everything he can to inherit the immense fortune of Dona Patrocínio das Neves, the Auntie. Watched by this parched and pious aunt, who hinders his nephew’s love life, Teodorico embarks on a journey to Jerusalem to fulfil his Aunty’s wish, to bring her a relic that will cure her of all her ills. Teodorico thus attributes to the church the responsibility of being forced to lead a double life, becoming a rogue and hypocrite and using religion only as a means to gain the riches of his aunt Patrocínio.
ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO | Adaptation and Direction: Filomena Oliveira
MÚSICA ORIGINAL E ORGÂNICA SONORA | ORIGINAL MUSIC & SOUND ORGANICS: David Martins
ELENCO | CAST: Maria José Paschoal (Titi) | Sérgio Moura Afonso (Teodorico Raposo) |
IMAGENS FILMADAS | VIDEO IMAGE: Barnabé Freixo
DESENHO DE LUZ | LIGHT DESIGN: David Martins
ESPAÇOS CÉNICOS | SETTING: Éter
OPERAÇÃO SOM E LUZ | SOUND & LIGHT OPERATION: David Martins e Barnabé Freixo
FIGURINOS | COSTUMES: Éter | João Mais
TRADUÇÃO | TRANSLATION: Éter
FOTOGRAFIA | PHOTOGRAPHY: Filipa Vieira
DESIGN GRÁFICO| GRAPHIC DESIGN: Vera Antunes
LEGENDAS | SUBTITLES: Éter
OPERAÇÃO DE LEGENDAGEM E ASSISTENTE TÉCNICO | SUBTITLES PLAYER & TECHNICIAN ASSISTANT: Pedro Viegas
PRODUÇÃO EXECUTIVA | EXECUTIVE PRODUCTION: Maria Barracosa
PRODUÇÃO | PRODUCTION: Éter
PARTE I – SIM, TITI! - 14H |16H
Teodorico Raposo, jovem burguês ocioso, tem como objetivo de vida tudo fazer para herdar a imensa fortuna de sua tia, D. Patrocínio das Neves. Esta tia, ressequida e beata, vigia obsessivamente a vida amorosa do sobrinho. “Sim, Titi!” mostra como Teodorico obedece cega, mas hipocritamente, às ordens da tia. Entre missas nas muitas igrejas de Lisboa e visitas secretas à amante Adélia, Teodorico
corre para chegar a horas ao chá da Titi. Com o apoio de padre Pinheiro e o entusiasmo do Dr. Margaride, Teodorico parte em viagem a Jerusalém para cumprir o desejo da sua tia, trazer-lhe uma relíquia que a curará de todos os males.
PARTE II – VIAGEM AO ORIENTE | 14H30 |16H30
Teodorico Raposo viaja até à Terra Santa, tendo por companheiro Topsius, académico alemão, de onde trará uma relíquia para curar a Titi de todos os males – uma coroa de espinhos. Em Alexandria conhece Mary, por quem se apaixona. Mary, à despedida, oferece-lhe a sua camisa de dormir. A troca dos dois embrulhos de papel pardo é a tragédia da vida de Teodorico.
PARTE III – REVELAÇÕES | 15H | 17H
Expulso de casa da Titi e deserdado, Teodorico torna-se vendilhão de relíquias forjadas,
vindo a cair na miséria. A sua vida só mudará depois de ter a coragem de ser franco e
verdadeiro. No final, Teodorico chega à conclusão de que perdera a herança da Titi por
lhe ter faltado “o descarado heroísmo de afirmar” que a camisa de noite de Mary era a
de Maria Madalena. Se o tivesse gritado com convicção, todos teriam acreditado, pois
assim se criam, através da universal ilusão, ciências e religiões.
PART I - YES, AUNTIE! | 2PM | 4PM
Teodorico Raposo, an idle young bourgeois, has as his life’s aim to do everything in his power to inherit the immense fortune of his aunt, D. Patrocínio das Neves. This aunt, withered and pious, obsessively watches over her nephew’s love life. “Sim, Titi!” shows how Teodorico obeys blindly, but hypocritically, to his aunt’s orders. Between masses in Lisbon’s many churches and secret visits to his mistress Adélia, Teodorico races to be on time for Titi’s tea party. With the support of Father Pinheiro and the enthusiasm of Dr. Margaride, Teodorico sets off on a journey to Jerusalem to fulfil his aunt’s wish, to bring her a relic that will cure her of all her ills.
PART II - JOURNEY TO THE EAST | 2.30PM | 4.30PM
Teodorico Raposo travels to the Holy Land, having as companion Topsius, a German scholar, from where he will bring a relic to cure Aunty of all evils – a crown of thorns. In Alexandria he meets Mary, with whom he falls in love. Mary offers him her nightgown as a parting gift. The exchange of the two brown paper packages is the tragedy of Teodorico’s life.
PART III - REVELATIONS 3PM | 5PM
Banished from his Auntie’s home and disinherited, Teodorico becomes a dealer in fake
relics and falls into poverty. His life will only change after he has the courage to be frank
and true. In the end, Teodorico comes to the conclusion that he had lost Auntie’s inheritance because he had lacked “the shameless heroism of asserting” that Mary’s nightdress was that of Mary Magdalene. If he had shouted it with conviction, everyone would
have believed it, for that is how sciences and religions are created, through universal
illusion.